Doenças gengivais podem agravar casos de Covid-19

Essa pesquisa revelou que o vírus é mais danoso quando existe inflamação gengival e mostrou também que pessoas com a forma mais grave de periodontite tinham risco três vezes maior de serem intubados, internados na UTI ou morrerem por Covid-19.

Márcia Gabriella Barros Mule, especialista em saúde pública e também em radiologia odontológica explica que a doença na gengiva pode desencadear problemas cardíacos, pulmonares e até AVC.

A especialista lembra ainda que a periodontite é uma doença silenciosa em seus estágios iniciais e os sintomas podem permanecer camuflados até uma evolução maior da doença.

“Muitas vezes a pessoa nem sabe que está o problema. Há casos em que o paciente não tem mal hálito, não está com a gengiva sangrando nem inchada, não está com sensibilidade, mas mesmo assim possui perda óssea”, alerta.

Para o cirurgião dentista, especialista em implantodontia e reabilitação bucal, Marcelo Nobre, essa pesquisa mostra que, além das comorbidades já conhecidas para o agravamento dos quadros de Covid-19 como diabetes e doenças cardíacas, as doenças periodontais também são fatores de risco.

“Não se pode ignorar e nem separar a saúde da boca da saúde do corpo. É uma coisa só. Precisamos sempre bater na mesma tecla: escovação correta, uso regular do fio dental e visitas a cada 6 meses ao dentista.

Mais Informações Exames

Preencha aqui os seus dados pessoais para receber mais informações a respeito do seu exame.

 

A Radio Imagem garante o sigilo das suas informações.